segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dinamarca

Este não é um país muito popular turisticamente. Porém, como qualquer lugar à superfície da Terra, tem a sua beleza natural e histórica. A Cultura, a História e a Gastronomia são o seu principal cartão de visita.




"A origem de Dinamarca está perdida na pré-história. A fortaleza mais antiga é datada do século VII, o mesmo do novo alfabeto rúnico. A Dinamarca foi unida por Harold Bluetooth (Harald Blåtand) por volta de 980. Após o século XI os dinamarqueses ficaram conhecidos por Vikings, colonizando, invadindo e negociando em toda a Europa.

Em várias momentos da história, a Dinamarca controlou a Inglaterra, Noruega, Suécia, Islândia, parte das Ilhas Virgens, partes da costa Báltica e o que é agora a Alemanha do norte. Scania era parte de Dinamarca na maior parte de sua história mas foi perdida para a Suécia em 1658.

A união com a Noruega foi dissolvida em 1814, quando Noruega entrou em uma nova união com a Suécia (até 1905). O movimento liberal e nacional dinamarquês teve seu momento em 1830, e após as revoluções europeias de 1848, a Dinamarca tornou-se uma monarquia constitucional em 1849.

Depois da segunda guerra de Schleswig em 1864, a Dinamarca foi forçada a ceder Schleswig-Holstein à Prússia numa derrota que deixou marcas profundas na identidade nacional dinamarquesa. Posteriormente a Dinamarca adoptou uma política de neutralidade, inclusivé durante a Primeira Guerra Mundial.

A 9 de Abril de 1940, a Dinamarca foi invadida pela Alemanha Nazista (operação Weserübung) e permaneceu ocupada durante toda a Segunda Guerra Mundial apesar de alguma resistência interna. Após a guerra, a Dinamarca tornou-se membro da NATO e, em 1973, da Comunidade Económica Europeia (mais tarde, União Europeia)."

(http://mundofred.home.sapo.pt/paises/pt/dinamarca.htm)


Sem comentários:

Enviar um comentário