terça-feira, 5 de maio de 2009

A Influência da Televisão

É curioso o interesse que despertamos por certos lugares. De facto, somos, na maioria das vezes incutidos a isso por aquilo que vemos no nosso dia-a-dia.




















Há já algum tempo que tenho curiosidade de visitar o oriente. acho que se deve ao facto daqueles países ainda representarem um mistério para o mundo ocidental. Mas confesso que vi o meu interesse crescer, particularmente no que toca à China, depois dos jogos olímpicos de Pequim, porque, inevitavelmente, foi um fenómeno que acompanhei na televisão.
Mais recentemente, interessei-me pela Índia. Acontece que tenho acompanhado a telenovela "Caminho das Índias" e tenho descoberto aspectos interessantes sobre aquela cultura.
Vindo eu da Madeira, é natural, também, que as pessoas falem comigo sobre o arquipélago, até porque para a maioria dos portugueses aquele é um lugar que desperta algum interesse turístico, dado que ainda não o visitaram. Mas, mais recentemente, noto que as pessoas falam um pouco mais e querem saber mais sobre a Madeira. Pois, eis que, actualmente, a telenovela "Flor do Mar" tem mostrado um pouco mais daquele cantinho de Portugal, do mesmo modo que fez em "Ilha dos Amores" com o arquipélago dos Açores.

Certamente este fenómeno se repete incontáveis vezes, cada vez que um determinado local é referenciado pelos meios de comunicação e particularmente a televisão.

De certo modo, ela, a televisão, também tem sido uma forma de as pessoas que não têm condições económicas para viajar poderem conhecer um pouco mais do mundo. Não é por acaso que "a caixinha que mudou o mundo" o tornou muito mais pequeno. Hoje em dia basta sentarmo-nos no sofá com o telecomando e aventuramo-nos numa verdadeira viagem pelo mundo. O mesmo é possível em dimensões muito mais alargadas à frente de um computador com internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário