segunda-feira, 25 de maio de 2009

Itália


Este é, sem dúvida, um país com uma história para contar. E que história!

Talvez por se encontrar numa zona estratégica da Europa, a Itália já conheceu muitos povos, muitos costumes, muitas culturas.

Viu crescer as artes em várias formas e cresceu com elas. Foi berço de inovações e excentricidades, diria. viu nascer grandes nomes e grandes homens.

Grandes são as suas atracções! Pena que, como em todo o mundo, se vejam cada dia mais degradadas.

Segundo a Wikipédia, "a Itália foi a terra de convivência de muitas civilizações europeias bem conhecidas e influentes, como os etruscos, os gregos e os romanos. A sua capital, Roma, tem sido uma cidade global, historicamente importante, sobretudo como o núcleo da Roma antiga e da Igreja Católica. Nos últimos 3000 anos, a Itália experimentou migrações e invasões de povos celtas, sarracenos, normandos, plantagenetas, germanos, francos, lombardos e gregos bizantinos, seguidas pelo período da Renascença italiana, no qual as Guerras Italianas se realizaram e várias cidades-estado foram observadas pelas suas realizações culturais. A península itálica foi dividida, então, em muitos estados independentes e, por muitas vezes, experimentou a dominação estrangeira, antes da unificação italiana acontecer, criando a Itália como um estado-nação independente pela primeira vez na sua história. Durante o período sob a monarquia italiana e durante as duas guerras mundiais a Itália passou por muitos conflitos, mas a estabilidade político-económica foi restaurada após a proclamação da República Italiana."



Conhecer Itália sempre foi, para mim um sonho. É apaixonante a forma como estudamos história. Só é pena que poucos de nós tenhamos este sonho.

1 comentário:

  1. Defenitivamente, o país em que eu gostaria muito de viver :)

    ResponderEliminar